sábado, 26 de janeiro de 2013

QUAL ERA A POSSIBILIDADE DE JESUS PECAR?


Transcrição do vídeo “Era Possível Jesus Pecar” –    Por JOHN PIPER
 Vhttp://www.youtube.com/watch?v=v_S-AepuTJg.

A resposta é: Tudo depende de como você define o sentido de “possível”. Se “possível” significa: ‘será que ele tem o cérebro e as capacidades naturais para discernir as tentações e escolhê-las. Escolher o mal, capacidades naturais, então a possibilidade seria real. ’

Ele tinha um cérebro e ele tinha uma vontade. Se ele não tivesse não poderia ser considerado um ser humano.
Ele está discernindo, ele está pensando, ele está sentindo. Ele sabe o que é fome. Ele sabe o que a excitação sexual significa, e assim por diante. Ele sabe o que seja essas coisas. Ele um ser humano. Sem possuir esses atributos ele não seria um ser humano.

Mas, historicamente, a palavra “possível” tem outro significado, por sinal um significado muito importante, a saber, uma capacidade moral. Há uma habilidade natural, que ele devia ter para ser responsável e humano, e uma capacidade moral que ele terminantemente não tinha.
 A capacidade moral é quando você é mau o suficiente para escolher o pecado. Há maldade suficiente em você para que o pecado seja sua escolha. Por sua vez, Jesus não era possuidor dessa maldade. Não houve maldade em Jesus. Portanto, ele nunca, na sua vontade e sentimento e nunca na sua percepção da tentação, nem sequer chegou a cogitar ao ponto de chegar lá.
Ele não poderia porque esse mal é característica nossa. Está em nós.
O mal não está apenas agindo, ou seja, não está apenas sendo representado por ações. O mal é querer agir de uma determinada maneira.

Por exemplo: “almejar o dinheiro é tão ruim quanto ter o dinheiro que roubou”.
-- Eu quero o elogio do homem, eu quero esse dinheiro, eu quero aquele objeto lascivo são desejos maus. ---

Jesus nunca teve qualquer daqueles. Jesus era perfeito. E se você não tiver esses, você não pode fazê-lo. Você não pode escolher o pecado, se não houver desejo de pecar. E, Jesus nunca teve desejo para o pecado.
Portanto, JESUS NÃO PODIA PECAR.
Acrescento a essa explicação de John Piper uma explicação de Agostinho sobre a diferença entre o primeiro Adão e o segundo Adão – Jesus Cristo— a respeito da possibilidade do pecado:
ADÃO PODIA NÃO PECAR. JESUS CRISTO NÃO PODIA PECAR”.

Um comentário:

  1. O Problema é que você que vo^ce o definiu segundo a nós, e é obvio que Ele naõ tinha uma natureza pecaminosa, mas Adão tambem não tinha, e escolheu pecar não porque era mau, porque quis, escolheu errado, pois ele tinha livre arbitrio, então Cristo tinha livre arbitrio ou não? Creio que sim, pois Ele era o ultimo Adão, e para se ter uma natureza uma verdadeira tem que haver liberdade de escolha.

    ResponderExcluir

Blogger Template by Clairvo