sábado, 7 de maio de 2011

O Denominador Comum


A revista Ultimato número 382 < Janeiro-Fevereiro 2011> publicou na pagina 62 um artigo especial com o titulo de "A GRITARIA DOS PREOCUPADOS: PRENÚNCIOS DE UMA REFORMA INTERNA", e após 10 anos o tema continua bem atual. [é importante que se leia o artigo na íntegra. O mesmo está disponível no site da revista].

No artigo, sete líderes cristãos, de diferentes pontos geográficos, exprimem suas preocupações com o cristianismo atual e, no cerne dessas preocupações há a predominância de um único fator, "um denominador comum", como será visto após o conhecimento das preocupações de cada um dos sete lideres.

1- O pastor J.C.Peres da igreja Metodista de Tucuruvi - SP, por meio da pergunta: "somos ou não somos de certo modo prisioneiros de nossa estrutura eclesiástica?", sugere que, de alguma forma, os presbiterianos são muito dependentes de Calvino; os metodistas de Wesley; os luteranos, de Lutero; e assim por diante. Seguindo a linha de análise do pastor Peres, pode-se acrescentar: < no que tange a interpretação bíblica, e em todos os assuntos teológicos, os cristãos atuais são profundamente e sistematicamente dependentes da posição de um líder "maior" (cada igreja tem seu próprio papa). 

Sempre é bom lembrar que a Bíblia não aprova esta conduta. Em 1ª Coríntios 1- 10 a 12 o apóstolo Paulo diz:  "Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. Pois a vosso respeito, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contenda entre vós. Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: EU SOU DE PAULO, E EU, DE APOLO, E EU, DE CEFAS, E EU, DE CRISTO".

2- O pastor Renato Cordeiro de Sousa, da 1ª igreja Batista de Teresópolis-RJ, diz que sua preocupação é com os "cristãos insuportavelmente espirituais".

No contexto geral, ele mostra a grande ênfase que é dada a títulos, a espiritualidade constituída de frases feitas e chavões evangélicos, e logicamente a santidade declarada pela maioria dos ocupantes dos púlpitos. Ele diz: "Tenho aversão a crentes espirituais que colocam seus diversos títulos à frente. Esse tipo de crente é mais conhecido por seus títulos do que por sua vida."

3- O pastor Marcos Schmidt, da igreja Luterana do Brasil em Novo Hamburgo-RS declara que a grande missão da igreja sempre será: semear e não ceifar, evangelizar e não moralizar.

Ele lembra as palavras enfáticas de JESUS CRISTO na parábola do trigo e do joio "quem semeia a boa semente é o Filho do Homem. O terreno é o mundo; a boa semente são as pessoas que pertencem ao reino; o joio são as que pertencem Maligno; o inimigo é o próprio Diabo; a colheita é o fim dos tempos; e os que fazem a colheita são os anjos (Mt, 13.37-39). Porém a maneira como muitos estão enunciando a verdade bíblica, transformam o evangelho em mentira, pois desobedecer ao imperativo da parábola de JESUS CRISTO significa "arrancar o trigo em vez de colhê-lo; é semear o ódio no lugar do amor; é ensinar a injustiça no lugar da justiça; é proclamar a lei no lugar do evangelho".

4- O teólogo equatoriano porta-voz da "missão integral", René Padilha chama de problema fundamental das igrejas, a ênfase exagerada no crescimento numérico.

Ele diz: "em nome desse crescimento, o evangelho é diluído, os cultos são transformados em entretenimento e o mandamento de Jesus sobre fazer discípulos é substituído por uma estratégia de alistar o maior número possível de convertidos às fileiras das instituições religiosas".

OBS: desde a época do antigo testamento, já havia uma preocupação com a soberba e a vaidade proporcionada pelos números. Por favor, leiam o capitulo 6 ( seis) de juízes, e o capitulo 21(vinte e hum) do primeiro livro das Crônicas.

5= O bispo Hwa Yung, da igreja metodista da Malásia, diz que sua maior preocupação é: "a maior parte dos liberais nega o sobrenatural, tanto na Bíblia como no presente”.

Por outro lado, os nãos liberais costumam defender com unhas e dentes a presença do miraculoso nas Escrituras, mas raramente associando-a com a vida real. Para ele, há uma necessidade de uma 'REFORMA' no século 21, a qual buscará reinserir o sobrenatural no coração do cristianismo, cujo resultado será não apenas uma teologia bíblica mais saudável, mas também uma igreja missional mais poderosa.

6 - Para o pastor assembleiano e professor universitário NELSON GERVONI, membro do "movimento evangélico progressista" em Campinas-SP, a principal preocupação é que a Assembleia de Deus perdeu sua característica de comunidade simples, tornando-se uma das denominações mais ricas do Brasil com uma disparidade muito grande na aplicação da arrecadação.

No geral, os pastores regionais e distritais recebem um salário muito alto, enquanto os pastores simples das periferias experimentam "provações e apuros financeiros". Há também, a hereditariedade do poder nas esferas regionais, onde normalmente os lideres são substituídos pelos filhos ou parentes próximos (FAMILIOCRACIA). Esse problema, juntamente com a centralização econômica e a falta de transparência financeira, que são próprios das instituições contaminadas pelo abuso do poder, pela ganancia, pelo nepotismo etc, propicia o receio de que a maior denominação evangélica brasileira deixe de ser ASSEMBLEIA DE DEUS, e se torne ASSEMBLEIA DOS HOMENS.

OBS: o receio do pastor Nelson, tornou-se praticamente uma realidade na 40ª AGO de Cuiabá, no momento do discurso do pastor Samuel Câmara. < o vídeo está na internet >.

7= Para SERGIO DARIO C. SILVA, do Seminário Presbiteriano Renovado de Anapolis-GO a falta de seriedade no trato do sagrado, é a maior preocupação. Ele diz que hoje é comum vermos ministros e líderes eclesiásticos lidando com o sagrado de forma irresponsável. Há pregadores que profanam a mensagem do santo Evangelho de Cristo, adequando-o aos seus interesses corruptos, visando à autopromoção. Pastores, que usam a fé dos irmãos mais simples, para escravizá-los, pois o proposito é saquear e despojar esses irmãos para manter os próprios gastos pessoais. Lideres que transgridem as leis divinas e induzem outros a fazer o mesmo!

CONCLUSÃO: a gritaria dos sete preocupados citados no artigo da revista Ultimato, e com certeza de todos os preocupados da terra, se resumem a uma única causa, ou o denominador comum: "o analfabetismo bíblico" predominante no seio do cristianismo. Há “um grupo de “lideres espertalhão e mal intencionado”, mas em contraposição, há também um grupo bem numeroso de lideres "bem intencionados" mas sem "o conhecimento bíblico". Se os dois grupos conseguem fazer sucesso e arrebanhar multidões, o fato está alicerçado exclusivamente no "analfabetismo bíblico" dos cristãos denominacionais, tanto católicos romanos, quanto evangélicos.

Diante dessa realidade trágica, é necessário que haja um "super esforço" no sentido de que os cristãos venham a ter o desejo de estudar a BÍBLIA, despidos de conceitos e preconceitos, para que possam enfim compreender que a doutrina a ser seguida é a dos "apóstolos de Cristo" e, não a dos "apóstolos e papas denominacionais".

LEMBRETE: ENSINAR OU INSTRUIR PESSOAS SOBRE COMO ENTENDER A BÍBLIA, É ALGO INSERIDO NA PRÓPRIA BÍBLIA, ("e, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: entendes porventura, o que está lendo? O mordomo-mor de Candace respondeu: pois como posso entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse. Atos 8. 30 a 31"). PORÉM INSTRUIR OU ENSINAR PESSOAS USANDO A BÍBLIA PARA "FAZER" SEGUIDORES É DEMONÍACO.



0 comentários:

Blogger Template by Clairvo