sábado, 1 de janeiro de 2011

Chaves Mestras

O MELHOR INTÉRPRETE DA BÍBLIA É A PRÓPRIA BÍBLIA!  ELA NÃO SE CONTRADIZ!

Antes de aceitar como correto qualquer "auto entendimento", ou acatar como verdadeiro qualquer ensino que lhe for feito, tenha em mente esta afirmativa que se constitui no principio universal é devidamente considerado, será encontrado na BÍBLIA varias passagens que são verdadeiras chaves mestras, e qualquer ensino, afirmação, ou interpretação que contradiga ou que não possa ser explicada à luz destas chaves mestras, deve ser considerado de caráter duvidoso. Como ilustração, serão feitos a seguir alguns comentários sobre três dessas chaves mestras, que nos dias atuais, abrem um entendimento que possibilita refutar uma serie de pregações anti-bíblicas 

1 - E ao homem o Senhor Deus disse: "porquanto deste ouvido à voz de tua mulher e comeste do fruto da arvore, que eu havia advertido que não comesse  MALDITA É A TERRA POR TUA CAUSA; em fadiga comerás dela todos os dias de tua vida. Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó e ao pó tornarás." Gênesis 3. 17 a 19.

COMENTÁRIO: Não se pode esquecer que a afirmação e a promessa feita por DEUS logo após a constatação da rebeldia de Adão, jamais foi ou será revogada, invalidando, portanto, qualquer tipo de ensino que afirme ser possível a restauração do homem durante sua existência terrena, pois o ciclo processual da promessa de DEUS será cumprido de acordo com sua vontade, já que a sua soberania está acima de tudo e de todos.

A encarnação, crucificação e ressurreição de JESUS, não eliminaram e, muito menos modificou qualquer detalhe da promessa que DEUS proferiu no Jardim do Éden. Pela GRAÇA, e unicamente por ela, aos homens que reconhecerem serem portadores do VÍRUS da rebeldia de Adão, foi oferecido após o cumprimento da promessa, a oportunidade de habitarem em uma nova terra em um novo corpo: "corpo ressurreto". Ou seja, a OBRA DA CRUZ deixa claro que o compromisso para com o homem está firmado exclusivamente nesta oferta, tal como o apóstolo João ensina em 1ªJoão 3.25  "e esta é a promessa que ele nos fez: a VIDA ETERNA". 

2 - ...assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna; porque deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça , mas tenha a vida eterna; porque deus enviou o seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele..."

OBS: A fim de obter um melhor entendimento, é aconselhável que sempre se faça a leitura completa do dialogo de JESUS com NICODEMOS (João 3.1 a 21), pois fazer deduções, emitir opiniões, e formar conclusões tendo como base apenas trechos de conversa, não é uma boa estratégia de reflexão.

COMENTÁRIO: Um dos versículos mais citados pelos pregadores, e por muitos cristãos, é João 10.10: "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". Usando a CHAVE MESTRA <João 3.1 a 21>, fica claro e perceptível o entendimento de que JESUS estava se referindo a vida eterna, e não a vida terrena, como muitos gostam de afirmar. O teor central da conversa de JESUS com Nicodemos é a VIDA do homem no Reino de Deus, com a explicação e explanação de que a entrada neste REINO, só é possível por intermédio do "novo nascimento", o qual é proporcionado pelo sacrifício de JESUS NA CRUZ; e a essa VIDA, JESUS dá o nome de VIDA ETERNA. No verso 16, há a afirmativa: "para que todo aquele que nele crê não PEREÇA, mas tenha a VIDA ETERNA. Usando a CHAVE MESTRA <Gn 3.17 a 19>, se saberá que o perecimento faz referência a algo espiritual, pois está escrito "porquanto és pó e ao pó tornarás". De posse desses dados, conclui-se com absoluta certeza que a VIDA abundante citada por JESUS em João 10.10 não tem conotação com a existência terrena do ser humano; e além do mais, ao olharmos ao nosso redor teremos a comprovação de que existem ímpios gozando de uma vida abundante em todo os sentidos, enquanto muitos dos salvos confessam a JESUS como Senhor e Salvador no leito de morte, enquanto outros sofrem torturas, e são mortos de maneira cruel tal como aconteceu a maioria dos próprios apóstolos.

3 - "quando se faz um novo contrato as clausulas do velho só terão validade se inclusa no novo"

COMENTARIO: No verso 13 do capitulo 8 da "epistola aos Hebreus" está escrito: "Dizendo novo pacto, (nova aliança) ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer." Esta afirmativa, proporciona o entendimento de que os gentios não foram inseridos no pacto (aliança) com os judeus, mas que tanto gentios, quanto judeus, foram juntamente inclusos no novo pacto (aliança) sacramentado pelo sangue de Jesus, tornando obsoletas as leis contidas e regidas pelo sacerdócio levítico.

Por essa causa, não há sumo sacerdote, não há sacrifícios, não há religião, não há rezas ou orações fortes, não há dizimo ou campanha, não há templos ou denominações, não há nada debaixo do céu ou acima da terra, que possa levar alguém a DEUS, a não ser JESUS. Ele é que foi constituído herdeiro de todas as coisas [Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo... Hebreus 1.1 e 2]. Só JESUS, é a verdade, o caminho e a vida, mas somente para aqueles que aceitarem a Obra da Cruz como uma graça imerecida; para aqueles que entenderem que na CRUZ, não há promessa de felicidade, alegrias terrenas, bênçãos e milagres. Na CRUZ, há justificação do pecado, e a consequente libertação que o mesmo exerce sobre todos. Na CRUZ, há novo nascimento, há salvação, há ressurreição e há vida eterna.

FABIO S. FARIA.




0 comentários:

Blogger Template by Clairvo